Em apartamentos e casas pequenas, os espaços de descanso e de entretenimento costumam dividir o mesmo ambiente fazendo com que a sala de estar esteja totalmente voltada para a televisão. Porém, o que fazer quando a televisão é removida do espaço? Veja a seguir ideias de como organizar a sala de estar sem ter a televisão como principal objeto do cômodo.
A sala de estar é um lugar de múltiplos usos em uma casa. É onde se recebe as visitas, e também onde o morador pode sentar e relaxar depois de um longo dia de trabalho, para meditar, ler um livro ou ouvir música. Com as áreas dos apartamentos cada vez menores, a sala de estar se fundiu com a sala de TV e acabou por perder o protagonismo, com o aparelho se tornando o elemento central de todo o espaço. Porém, algumas pessoas preferem deixar a televisão em outro cômodo, ou ainda não ter o equipamento – e assim a sala de estar precisa ser resgatada como o ambiente versátil que é.
Ao perder sua principal referência, objetos decorativos ganham mais importância e o espaço passa a ser ocupado por uma variedade maior de itens, como poltronas e sofás, mesas de centro, mesas de canto, plantas e objetos decorativos.
Normalmente a sala de estar é posta em ambientes com grandes aberturas, que permitem que a luz do sol adentre o espaço, sendo incorporadas como elementos do ambiente. Em alguns casos é possível integrá-las à varanda ou ao quintal, se houver.
Além de sofás e poltronas, que nas salas de estar ganham mais personalidade como objetos decorativos, mesas de centro e de canto, que se fazem necessárias para receber visitas e apoiar lanches, ou até o chá, café ou cerveja do fim do dia do morador, as salas de estar também podem receber estantes de livros, ou de objetos decorativos, trazendo uma outra dinâmica para o espaço.
E por fim, algumas vezes opta-se por colocar a sala de estar em espaços versáteis da casa, que muitas vezes são pequenos, apertados, mas ainda assim conseguem trazer o conforto necessário. Nessas ocasiões é preciso ser criativo em como aproveitar dos elementos existentes para ter um lugar agradável, e também se ater à posição dos móveis e ao seu tamanho.
Este artigo é parte da série Ideias para Casa, em que exploramos assuntos relacionados à vida doméstica a partir de dicas, soluções e ideias para melhorar sua residência. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.